Turismo Gastronômico na Região Riquezas do Oeste

A Região Riquezas do Oeste no estado do Paraná é rica em vários sentidos. Inclusive, hoje queremos que você conheça a gastronomia da região para entender um pouco mais dos pratos típicos e opções que são oferecidas.

Como o turismo na Região Riquezas do Oeste está sempre em movimento, aqueles que viajam para conhecer as delícias locais se encantam. Além disso, recomendam os pratos fartos e encantadores que agradam a todos os gostos.

Existem diversos tipos de restaurantes na região que você poderá aproveitar na sua próxima viagem. Desde uma gastronomia mais simples, até pratos mais requintados.

Na sequência compartilhamos aqueles pratos típicos que você não deve deixar de fora na sua próxima visita à Região Riquezas do Oeste.

PORCO NO ROLETE - EM TOLEDO

Vamos começar por essa culinária que é um prato típico e uma tradição em Toledo, o chamado “Porco no Rolete”. Por ser um prato tão importante, todos os anos a região recebe milhares de turistas que saboreiam essa culinária incrível em um festival local.

A região inclusive realiza uma disputa para oferecer o melhor assado suíno do festival. Assim, os admiradores e turistas podem apreciar os pratos preparados pelos competidores.

Para isso, o porco no rolete tem todo um preparo especial. O animal chega até a receber uma dieta diferenciada e não pode ter mais de seis meses de idade. A carne é temperado com especiarias como o alecrim e a noz-moscada e seu recheio é feito com linguiça calabresa, milho, carne moída, cogumelos, palmito e ervilha.

O mais impressionante é que a carne fica por 20h assando e girando, e quem prova a especiaria diz que o sabor é inesquecível. Quando for para Toledo não deixe de experimentar essa delícia!

CHURRASCO FOGO DE CHÃO - EM CASCAVEL

Já em Cascavel, é comemorada todos os anos a Festa do Trabalhador, e para acompanhar a tradição é feito um churrasco de carne de costela em quantidade exuberante, considerado o Maior Churrasco do Mundo!

A tradicional festa do trabalhador acontece desde 1966 na fundação do Seminário São José, padroeiro dos trabalhadores. A festa é esperada todos os anos por moradores e turistas da região.

O prato “Churrasco Fogo de Chão” remete à história da colonização dessa região do Paraná. 

Para que fique perfeita, a carne de costela é acompanhada de milho, cuscuz com ovos, mandioca e pirão. Além disso, a costela é temperada com sal grosso e cachaça, sendo que a bebida é utilizada para firmar o sal na costela, que deve ficar na posição vertical.

A carne deve ser assada em fogo constante durante 6 horas, e o sabor é simplesmente perfeito. Como resultado, a costela fica macia e saborosa, e não se sente o gosto da cachaça depois de pronta.

Depois de preparado e provado, a opinião de quem está presente é quase unânime: o prato é divino. Faça o possível para experimentar o Churrasco Fogo de Chão típico de Cascavel quando visitar a cidade!

CARPA ASSADA - EM MARIPÁ

Em Maripá é comemorada a Festa das Orquídeas, evento que recebe turistas de todo o mundo a procura das maravilhas produzidas pelos moradores da região.

Durante o evento, também acontece a coroação da “Princesa da Orquídea”. Ali é feita a escolha de 12 princesas que desfilam após a coroação. Depois é realizado um café colonial com as delícias locais, com frios, queijos, bolos, pães, sendo que todos os alimentos são de produção artesanal e local.

Agora o símbolo gastronômico servido no jantar é o famoso Assado de Carpa. A especiaria é desossada e recheada com milho, tomate, cenoura e ervilha.

O peixe é assado na churrasqueira envolto de papel-alumínio e pode ser regado com vinagre ou limão. Após o prato ficar pronto geralmente é servido com farinha de milho e vinagrete, e o seu sabor é irresistível!


Ficou com água na boca?

Essas são apenas algumas das delícias gastronômicas da Região Riquezas do Oeste no estado do Paraná. Portanto, quando você estiver na região, aproveite para experimentar todos os sabores regionais também!

Reserve seu Hotel em Cascavel